O Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (SIMEGO) vê com preocupação a mudança do horário de abertura dos consultórios médicos em Goiânia. De acordo com o Decreto Municipal 1050, que escalona os horários de funcionamento do comércio, indústria e serviços essenciais na capital goiana, os consultórios médicos só poderão funcionar a partir das 11h30. A publicação foi feita na segunda-feira (18) e as novas regras passam a valer nesta quarta-feira (20).
Sabemos que para evitar aglomerações, principalmente no transporte público, e assim promover o distanciamento social, tão importante neste momento, é preciso que exista um escalonamento no horário de funcionamento de todos os serviços. Contudo, precisamos garantir o acesso da população à assistência médica ambulatorial. Temos percebido um decréscimo muito grande no atendimento dos pacientes crônicos. Desta forma, a diminuição dos horários de atendimento pode agravar essa situação, pois reduz o acesso da população ao tratamento e pode postergar diagnósticos importantes ou incorrer em agravos de comorbidades pré-existentes, muitas vezes, ocasionando em internações desnecessárias e exposição à Covid-19.
As entidades médicas não foram consultadas sobre o horário estipulado para a abertura dos consultórios médicos. O sindicato irá AGIR em favor da categoria e da população. Faremos gestão junto aos gestores municipais para buscar uma alteração para essa determinação. Nossa expectativa é a abertura de canal de diálogo franco e transparente buscando a melhor solução.
Franscine Leão
Presidente do Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás
O Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (SIMEGO), vem, por meio desta, manifestar seu total repúdio à pretensão de alguns agentes políticos em verem médicos sem diplomas revalidados no país atendendo pacientes acometidos de COVID-19.
...