Tele-Atendimento:
(62) 3223-3943
E-mail:
contato@simego.org.br
Newsletter
Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro de nossas novidades.

Curso ensina a usar oftalmoscópio para “teste do olhinho” 16/07/2016

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) distribuiu 138 oftalmoscópios para hospitais e maternidades públicas ou filantrópicas de 131 municípios que realizam partos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os aparelhos permitem a realização do “teste do olhinho” ou “teste do reflexo vermelho”, nos recém-nascidos goianos. A SES-GO convoca, agora, médicos que atendem no Estado, a aprenderem a trabalhar com esse aparelho, no curso “Qualificação em Triagem Ocular”, oferecido na modalidade Educação à Distância (EAD), pelo Ministério da Saúde.

O curso é gratuito, oferecido em plataforma AVASUS (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde) e composto por três unidades: “Aspectos anatomofisiológicos do olho humano”, “Triagem visual” e “Teste do reflexo vermelho”. Os profissionais interessados em participar deverão acessar o link abaixo e se inscrever: https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/curso.php?id=40

“Este curso aborda conteúdos específicos para orientar médicos da Atenção Básica e da Atenção Especializada, quanto ao acompanhamento e o monitoramento da saúde ocular, bem como para a realização da triagem visual, treinando os médicos para a realização dos procedimentos”, explica a coordenadora de Saúde da Mulher, da criança e do adolescente, Jordane Moreira. 

Oftalmoscópios

            A compra dos oftalmoscópios foi realizada pela Gerência de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Superintendência de Políticas de Assistência Integral à Saúde(SPAIS) da SES-GO. O “teste do reflexo vermelho” é mais conhecido como “teste do olhinho” e permite avaliar,  já nas primeiras horas de vida, a presença de algumas doenças oculares. Uma fonte de luz sai de um aparelho chamado oftalmoscópio, parecido com uma "lanterninha", e é observado o reflexo que vem das pupilas. Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo. Em algumas doenças, não é possível observar o reflexo ou sua qualidade é ruim, esbranquiçada. A comparação dos reflexos dos dois olhos também fornece informações importantes, como diferenças de grau entre olhos ou o estrabismo.

O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira.

 

Fonte: Comunicação Social da SES-GO

Compartilhe isso: