Tele-Atendimento:
(62) 3223-3943
E-mail:
contato@simego.org.br
Newsletter
Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro de nossas novidades.

Carta em defesa do HDT/HAA e seus profissionais 21/02/2020

As entidades e os profissionais signatários deste documento vêm a público manifestar indignação e repúdio ao conteúdo de matéria jornalística veiculada pelo programa Jornal Anhanguera 2ª edição, da TV Anhanguera, na noite do dia 18/02/2020. A notícia divulgada promoveu desinformação, denegriu a imagem de médicos e não esclareceu a população sobre a veracidade dos fatos, ao contrário apresentou dados que, induzindo ao erro quem os escuta, podem colocar as pessoas em oposição direta aos profissionais acusados gerando um prejulgamento que poderá comprometer séria e irreversivelmente o conceito público dos citados na referida matéria.

 

Desde a sua criação, o Hospital do Pênfigo/Hospital Oswaldo Cruz, depois Hospital de Doenças Tropicais (HDT), hoje Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT/HAA), foi reconhecido por dispor de um corpo de profissionais, em todas as áreas da saúde, dedicado, comprometido com o seu trabalho e que sempre desempenhou suas funções independente dos rumos traçados pelos governantes das diferentes épocas, cumprindo ininterrupta e silenciosamente sua tarefa de assistir, em todos os aspectos, os portadores de doenças dermatológicas e de doenças infecciosas e parasitárias, muitas vezes com abnegação e sacrifícios desconhecidos do público, mas registrados na mente e no coração desses trabalhadores da saúde.

 

Tanto é assim que, também desde a sua criação, o HDT/HAA tornou-se um centro de ensino de excelência, referência nacional em sua área e responsável pela formação de gerações de especialistas, médicos infectologistas, dermatologistas e outros profissionais de saúde com atuação destacada em várias regiões do Brasil.

 

Ademais, o hospital sempre esteve à frente no combate a graves problemas de saúde que abrangem toda a população, muitas vezes dispondo apenas da predisposição e esforço dos seus profissionais, sem os recursos materiais mínimos necessários. Vários exemplos podem ser recordados, como pênfigo, hanseníase, poliomielite, sarampo, doença meningocócica e outras meningites, malária, difteria, tétano, acidentes ofídicos, além de eventos mais recentes como a infecção pelo HIV/AIDS, infecções relacionadas à assistência à saúde (foi o primeiro centro na Região Centro-Oeste de formação e treinamento de profissionais para atuação nessa área), acidente com o césio 137 (embora evento radioativo, foi o HDT o local de encaminhamento dos primeiros atingidos pela radiação), possibilidade de atendimento de casos de cólera, vírus ebola e síndromes respiratórias (H1N1 e Coronavírus).

 

Essas características do HDT, por si só evidenciam que, para lá trabalhar, o profissional, além do conhecimento técnico, deve ser dotado da responsabilidade indispensável e, acima de tudo, da solidariedade, generosidade, compreensão do sofrimento humano, predisposição para aprender e ensinar e conduta humanitária que tornam mais fácil trabalhar em ambiente com frequência adverso e hostil.

 

Perante o acontecido, entendemos que, se erros ou falhas ocorreram, eles devem ser avaliados e superados de forma adequada, sem sensacionalismo, sem juízos antecipados, evitando macular profissionais de trajetória exemplar que sempre ofereceram, e continuarão oferecendo, o melhor que dispõem e que, como inúmeros outros que os antecederam, foram e são essenciais na construção desse patrimônio indestrutível chamado Hospital de Doenças Tropicais.


Colocamo-nos à disposição para colaborar naquilo que a cada instituição compete no esclarecimento dos fatos e na divulgação dos verdadeiros motivos das dificuldades hoje vividas pelo HDT/HAA.

 

Goiânia, 20 de fevereiro de 2020.

Dr. Lindomar Guimarães de Oliveira
Presidente da Academia Goiana de Medicina
Dra. Ana Maria de Oliveira
Chefe do Departamento de Medicina Tropical e Dermatologia-IPTSP/UFG
Dr. Sérgio Baiocchi Carneiro
Presidente da Unimed Goiânia
Dra. Ledice Inácia de Araújo Pereira
Médica, ex-colaboradora e ex-diretora do HDT/HAA
Dra. Marta Antunes de Souza
Médica, ex-funcionária do HDT/HAA
Dr. José Umberto Vaz de Siqueira
Presidente da Associação Médica de Goiás
Dra. Franscine Leão Acar Pereira
Presidente do Sindicato dos Médicos de Goiás
Dra. Christiane Reis Kobal
Presidente da Sociedade Goiana de Infectologia
Dr. Joaquim Caetano de Almeida Neto
Médico, ex-diretor do HDT/HAA
Dra. Ledice Inácia de Araújo Pereira
Médica, ex-colaboradora e ex Diretora do HDT/HAA
Dr. Luiz Carlos Silva Souza
Médico, em licença e ex-diretor do HDT/HAA
Dr. Raimundo Nonato Leito Pinto
Médico, ex-funcionário e ex-diretor do HDT/HAA

Compartilhe isso: