Tele-Atendimento:
(62) 3223-3943
E-mail:
contato@simego.org.br
Fotos
Maternidade Marlene Teixeira

Procedimento será totalmente custeado pelo SUS

Adriana Marinelli

Goiânia - Totalmente custeada pelo Sistema único de Saúde (Saúde), uma cirurgia para retirada de um tumor no cérebro será realizada em Goiânia, nesta terça-feira (14/7), com a paciente acordada e lúcida durante todo o processo. O procedimento, agendado para o final da manhã no Hospital Araújo Jorge, será conduzido pelo neurocirurgião Vladimir Zaccariotti.

O especialista explica que a paciente, uma jovem, tem um tumor na área do cérebro que controla a fala e, por esse motivo, é essencial que ela esteja acordada durante a cirurgia, que deve durar pouco mais de duas horas. "Precisamos mapear o cérebro para saber se as funções neurológicas fundamentais não estão sendo comprometidas durante o procedimento. Durante todo o processo, vamos estimular a fala da paciente para ter certeza de que nada está saindo do planejado", explica.

Zaccariotti detalha que, caso o tumor esteja em uma área que pode ser retirado sem problemas à paciente, já será retirado amanhã mesmo. No entanto, se estiver exatamente na área da fala, será retirada apenas uma parte para realização da biópsia.

Ao jornal A Redação, o neurocirurgião informou que não é a primeira vez que o procedimento será realizado em Goiás, mas ressalta que não tem conhecimento de outra situação em que esta mesma cirurgia, orçada em mais de R$ 100 mil, tenha sido custeada pelo SUS.

Fonte: A Redação