Tele-Atendimento:
(62) 3223-3943
E-mail:
contato@simego.org.br
Fotos
Presidente do SIMEGO participa da abertura do 1º Cesmed-GO

O 1º Congresso Goiano de Escolas Médicas (CESMed – GO) teve início na noite desta quinta-feira (31), tendo como tema principal “Quais desafios o novo médico encontrará?” e os debates girarão em torno de três eixos: aspectos sociais, científicos e políticos envolvendo a educação e profissão médica. 

O presidente do SIMEGO, Rafael Cardoso Martinez, participou da cerimônia de abertura e falou sobre as dificuldades que os médicos recém formados estão enfrentando: “Tínhamos uma máxima na medicina: todos que se formavam tinham empregos garantidos; pela primeira vez, temos um cenário preocupante, vários colegas terminaram a faculdade e não conseguiram se colocar no mercado de trabalho”, analisou Martinez. 

Outro ponto destacado pelo presidente foi a necessidade dos médicos se inserirem nas discussões das políticas públicas de saúde. “Precisamos nos pautar pela ética e atuar dentro da lei. Além disso, é fundamental entender o mercado de trabalho, as políticas públicas de saúde nas três esferas governamentais e no que elas vão impactar o trabalho médico, e como cada profissional poderá contribuir para que essas políticas proporcionem uma saúde de qualidade para a população”, afirmou. 

Por fim, parabenizou os acadêmicos de medicina pela iniciativa. “Desejo que o congresso seja extremamente profícuo e proporcione outros encontros iguais a estes para que possamos discutir os diversos ângulos da medicina e encontrarmos soluções para os problemas que enfrentamos. Tenho certeza de que muitos dos estudantes que participam deste congresso serão os representantes das nossas entidades médicas no futuro. A categoria médica precisa ser cada vez mais engajada e politizada”, finalizou o presidente. 

Rafael Martinez, fará uma palestra amanhã (2) sobre “Residência Médica – Provab: quem é o responsável?” e posteriormente participará da mesa redonda com o tema “Residência Médica e o cenário atual”. O secretário de assuntos jurídicos do SIMEGO, Robson Azevedo explanará sobre o tópico “Redes sociais: a internet não é consultório” e fará parte da mesa redonda que debaterá acerca da “Medicina no século XXI: o que esperar”. Confira a programação completa em: http://www.cesmedgo.com.br/ .