A médica e pesquisadora especialista em epidemiologia das doenças infecciosas, Celina Maria Turchi Martelli, foi homenageada na última sexta-feira (17) pelas entidades médicas de Goiás, dentre elas o Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (SIMEGO), durante o XXIII Congresso Teórico Prático de Ultrassonografia e da VIII Jornada Brasileira de Ultrassonografia Musculesquelética (JBUM).
Compuseram a mesa Rafael Cardoso Martinez, presidente do SIMEGO, Raimundo Nonato presidente do Sicoob Unicentro Brasileira, Waldemar Naves do Amaral, presidente da Sociedade Brasileira de Médicos e Escritores - Regional Goiás (Sobrames-GO), Hélio Moreira representando o presidente da Associação Médica de Goiás (AMG), José Umberto Vaz de Siqueira, Monres José Gomes, presidente da VIII JBUM, Walter Pereira Borges representando a Fértile, Fernando Carneiro representando a diretora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, Fátima Maria Lindoso, Aldair Novato, representando o presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremego), Leonardo Reis e Celmo Celeno Porto, Membro Titular da Academia Goiana de Medicina.
Celina Turchi graduou-se em Medicina na UFG e atuou como professora titular no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp). Atualmente, é pesquisadora do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães da Fiocruz, em Pernambuco e foi eleita pela revista científica britânica “Nature” como um dos dez nomes de maior destaque na ciência no mundo em 2016, por sua pesquisa que associou cientificamente a infecção pelo vírus da zika em grávidas a casos de bebês com microcefalia.
Rafael Martinez destacou a importância da homenagem para Celina Turchi. “É um orgulho para nós de Goiás termos uma médica goiana como destaque internacional na pesquisa científica. Recebemos com imensa alegria o convite para participarmos desta homenagem à Professora Celina Turchi”, afirmou.